quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Negócio é garantia de lucro

Destaque nos balcões de supermercados, lojas e quiosques, as empadas se diferenciaram pela versatilidade de sabores exclusivos e pela massa com textura única. A profissionalização na fabricação dos quitutes remete ao início da década e hoje conta com pelo menos nove redes. Juntas, elas somam 240 pontos de venda e preveem expansão de 40% ainda para este ano.
O crescimento chama a atenção das principais publicações especializadas, que classificam o setor como um dos melhores em franquias para investimento no país. É o caso do ranking anual da revista "Pequenas Empresas & Grandes Negócios", que cita três redes de empadarias entre as 51 melhores franquias do Brasil, ao lado de empresas como MacDonald’s, Habib’s e Montana Express.
A Empada Brasil, franquia melhor avaliada no ranking, é uma marca com 10 anos de história, que vem crescendo a passos largos nos últimos anos. O estado de São Paulo tem sido o principal alvo dos empreendedores que optam por uma franquia Empada Brasil. Do total de 53 unidades da rede, 28 estão na capital paulista. A meta de crescimento da marca para o próximo semestre é otimista.
Segundo Márcio Rangel, máster-franqueado da Empada Brasil, outras 20 unidades deverão ser abertas no Brasil até o fim deste ano. "O mercado paulistano e as cidades interioranas de referência, pelo volume e pelo poder aquisitivo de seus consumidores, são potencialmente promissoras", comenta Rangel.
Baixo investimento - "A partir de um capital inicial baixo, de cerca de R$ 45 mil para quiosque, é possível comercializar uma marca já conhecida e adquirir um negócio pronto, formatado", explica. Para as lojas, os valores requeridos são mais altos, dependendo do tamanho e do tipo de operação - se franquia ou máster - e podem chegar a R$ 125 mil.
Segundo Rangel, apesar da concorrência pulverizada, há consenso de que o mercado comporta a expansão do setor de empadarias. Isso porque cerca da metade das despesas com alimentação fora de casa representa o consumo de pequenas refeições. Afora este fato, leva-se em consideração o principal atrativo das empadas, que é o sabor inigualável da massa e a versatilidade de recheios.
A trajetória da Empada Brasil começou há 20 anos, em Petrópolis, quando a família do arquiteto Francisco Christóvão, acostumada a receber convidados em casa, preparava os quitutes para servir às visitas. O incentivo dos amigos, apreciadores das empadas, levou-os à criação da marca e, posteriormente, da franquia.Atualmente, os 53 pontos de venda espalhados em quase 10 estados mantêm o segredo da receita da família do fundador da marca. Assim, um dos diferenciais da Empada Brasil é o cuidado em manter a tradição sem deixar de seguir as tendências do mercado.

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