sábado, 6 de fevereiro de 2010

Brasil deve ganhar 5 mil novos pontos de negócios em 2010

Associação Brasileira de Franchising estima crescimento de 15% no faturamento São Paulo - O setor de franquias é um dos que mais cresce no país. Nos últimos três anos, segundo a Associação Brasileira de Franchising, cresceu cerca de 50%. Para 2010, a expectativa é de um aumento de 15% no faturamento, passando de R$ 63 bilhões para R$ 72,5 bilhões. A ABF ainda não fechou os números de 2009, mas espera que o crescimento tenha sido por volta de 14,5% em relação a 2008. Rede oferece ponto com investimento a partir de R... » ver as 2 relacionadas O setor ainda tem muito a crescer. O faturamento equivale a apenas 2% do PIB brasileiro, muito pequeno ainda se comparado ao mercado americano, onde corresponde a 20% do PIB. Atualmente, operam no Brasil 1.379 redes de franquia. A previsão é fechar 2009 com 1.460. Já em 2010, espera-se que o número de redes aumente para aproximadamente 1.540. A maioria é de pequenas redes que oferecem produtos e serviços para pessoas que querem montar um pequeno negócio. Na onda deste crescimento está o empresário Marcio Rangel, ex-bancário que aproveitou um plano de demissão voluntária para abrir o próprio negócio. Hoje, sete anos depois, é franqueado máster da rede Empada Brasil em São Paulo. Com duas lojas de rua muito bem localizadas, uma na rua Augusta e outra na Pamplona, ele diz não se arrepender da troca. Comecei em 2003 e não me arrependo. O meu sucesso trouxe para este negócio três amigos do banco. Hoje administro o meu tempo, tenho ganhos pessoais e financeiros. Não há o que reclamar. O grande diferencial da Empada Brasil de outros tipos de franquia está no formato deste tipo de empresa de alimentação. O franqueado não compra absolutamente nada do franqueador. Após treinamento adequado, a franquia precisa produzir as suas próprias empadas. Além disso, não há engessamento do negócio, que pode comercializar outros tipos de salgados, saladas e sanduíches. Quando montei o negócio, vendíamos apenas empadas, café, água e refrigerante. E vendíamos muito, mas o efeito novidade foi passando e a concorrência foi aumentando. Percebemos que era preciso inovar. Colocar outras coisas, chamar a atenção do público, diz. Foi assim que surgiu a empada integral, as saladas para acompanhamento, os sanduíches. Segundo Rangel, a rede vende em São Paulo por mês cerca de 225 mil empadas. Sabemos que 40% das pessoas na cidade não gostam de empada ou porque desconhecem ou porque não gostam do saber. Para eles, precisamos oferecer algo diferente, recomenda. Ele acredita que o consumo deva aumentar à medida em que as pessoas percebam que, apesar de ser um salgado, não é frito. Pequenas outras inovações também estão na agenda de Marcio Rangel para 2010. No final do ano ele lançou o empadatone, uma empada doce com recheio de passas e frutas cristalizadas. Foi um sucesso. Para a Páscoa, ele pensa em algo com a tradicional empada de chocolate. Já estamos desenvolvendo também receitas para chegar à empada com 0% de gordura trans. Serviço Marcio Rangel (11) 3225-9337 (11) 3225-9337 Agência Sebrae de Notícias (61) 3348-7494 (61) 3348-7494.

Nenhum comentário:

Postar um comentário